Calmaaaaa. Eu sei que planejar uma viagem para Orlando, em um país que não fala a nossa língua e com tantas atrações e passeios para fazer pode parecer complicado, difícil ou intimidante. É só você se planejar certinho e fazer sua lição de casa, que vai envolver bastante planejamento e pesquisa.
Mas esse é um processo bem legal, que faz parte da experiência da viagem, todo o planejamento, pesquisar cada detalhe das suas tão sonhadas férias, tudo isso é uma delícia. E eu estou aqui para ajudar :)
Antes de mais nada…
Leia este post, onde eu explico o que é a Disney de verdade, quantos parques tem em Orlando e quantos dias separar para cada um deles e detalho um pouco de cada uma das principais atrações turísticas da região. (o nome do post é: Vai para Disney pela primeira vez e está um pouco perdido?)
Ótimo, agora você já sabe que Orlando possui 9 parques temáticos, fora 5 parques aquáticos e inúmeros lugares para compras e passeios.
Mas calma, você não precisa, e nem deve, fazer tudo isso na sua primeira viagem, a não ser que você vá ficar 20 dias em Orlando, mas a maioria de nós não tem esse tempo nem din din, não é mesmo?
O que fazer na Disney?
Então, vamos priorizar, para sua primeira viagem para Disney eu recomendo:
- Um dia em cada um dos parques da Disney (Magic Kingdom, Epcot, HollyWood Studios e Animal Kingdom)
- Um dia em cada um dos parques da Universal (Island of Adventure e Universal Studios Florida)
- Um dia para a Sea World
- Um dia para o Busch Gardens (somente se você/seu grupo gostarem de montanhas-russas e atrações radicais)
- Um dia para um dos parques aquaticos (caso você não vá viajar no inverno)
- Pelo menos dois dias para compras e demais passeios como Disney Springs e BoardWalk
Para dar início ao seu planejamento de viagem a primeira coisa é definir quantos dias de férias você vai ter para passar em Orlando.
Quanto tempo ficar em Orlando?
Para sua primeira viagem, eu recomendo 2 semanas, é o período ideal para não ficar muito corrido, conhecer os principais parques, passeios, conhecer restaurantes, tomar café da manhã com o Mickey e outros personagens da Disney, além de fazer compras.
Mas eu não posso ficar em Orlando por duas semanas, e agora?
Caso você não tenha disponibilidade de viajar por duas semanas, você vai precisar priorizar o que conhecer, e sua viagem vai ficar mais corrida. Como escolher o que priorizar?
- Primeiro de tudo, leia sobre as atrações de cada um dos parques (é só procurar aqui no blog, no youtube, nos sites dos parques e por aí vai). É o único jeito de você conseguir escolher quais visitar – e é muitoooo difícil fazer essa, escolha, eu sei. Mas se você não vai ter tempo de visitar todos os parques, vai precisar escolher, não tem jeito. Por exemplo, não gosta de montanha-russa, não vá até o Busch Gardens.
- Não tem como ir até Orlando e não conhecer o Magic Kingdom, aquele parque incrível, o primeiro dos parques da Disney em Orlando, com o castelo da Cinderela. Então separe um dia inteirinho para ele – você vai precisar, é o parque que tem mais atrações e por isso muita gente até prefere fazer esse parque em dois dias (se você tem tempo suficiente pode ser uma ótima ideia).
- Os dois parques temáticos da Universal são literalmente colados um no outro, inclusive o trem do Harry Potter liga um parque ao outro, mas você pode ir andando (são apenas alguns minutinhos, diferente dos parques da Disney que são bem distantes um dos outros e você precisa ir de carro ou usar o transporte da Disney). Por isso uma opção para acomodar os dois se você tem pouco tempo é comprar um ingresso park to park, que dá acesso aos dois parques da Universal no mesmo dia. Talvez você não consiga ver todas as atrações dos dois parques em um dia, mas vai conseguir ir nas principais – use e abuse das filas para Single riders nesse caso (leia sobre essas filas especiais aqui).
Você pode estar se perguntando: se dá para fazer os dois parques da Universal no mesmo dia, dá para fazer dois parques da Disney também em um dia só?
Gente, eu nunca consegui.
Os parques da Disney costumam ter mais shows, espetáculos, parades e, além disso, para você ir de um parque da Disney para outro vai precisar sair do parque, pegar o trenzinho que te leva de volta ao estacionamento, pegar o carro e dirigir até o outro parque. Ou então ir para o ponto de ônibus e utilizar o transporte gratuito da Disney, que roda os parques e hotéis do complexo – mas vai acabar demorando praticamente o mesmo tempo.
E nesse trâmite acabamos perdendo muito tempo, enquanto que nos parques da Universal basta você sair da catraca, andar 5 minutos e já está na frente do outro parque. Isso sem falar que, se você comprou o ingresso que te dá direito a visitar os dois parques no mesmo dia, poderá embarcar no trem do Harry Potter, que é uma atração por si só e já atravessar para o outro parque (ele faz os dois percursos, ida e volta).
Por isso eu sempre recomendo deixar um dia para cada um dos parques da Disney, se você não conseguir ir em todos na sua primeira viagem tudo bem, leia sobre os 4 parques e selecione os que você acredita que vão agradar mais o seu grupo.
Normalmente as pessoas preferem deixar o Epcot de fora caso precisem priorizar. Pronto, agora você já sabe quantos dias terá em Orlando e já tem uma ideia dos parques que pretende visitar.
A segunda coisa a ser decidida, e talvez a mais importante, é: quando viajar para Disney?
Temos também um post mais resumido de como planejar uma viagem para Disney em 10 passos
Qual é a melhor época para ir para Orlando? Quando é a alta/baixa temporada em Orlando?
Outra pergunta que recebo muitooooo e também já tem vários posts falando sobre isso aqui no blog. Ir na baixa temporada significa menos filas, sem necessidade de adquirir o Express Pass, preços menores de hotéis e aluguel de carros e menos trânsito.
Por isso eu digo e repito, viaje na baixa temporada se puder, vai fazer muita diferença especialmente nos dias de parque. Antes de falar em baixa ou alta temporada, dá uma lida nesse post onde falo das 5 piores datas para viajar para Orlando.
Assim caso você esteja considerando alguma delas ainda dá tempo de desistir. Se eu tivesse que escolher um mês do ano para visitar a Disney seria Setembro, no geral é o melhor mês em relação a preços e filas.
O “único” problema é o calor, ultimamente tem feito muito calor essa época também apesar de ser final do Verão/Início do Outono – mas nada comparado a final de Julho até meio de Agosto que é o auge do verão Americano.
Mais alguns posts para te ajudar a escolher a melhor época para viajar: Qual a melhor época para ir para Orlando Baixa e Alta temporada em Orlando
Afinal, qual é a melhor época para ir para Orlando?
Sempre veja o calendário de lotação dos parques de Orlando para o ano que você quer viajar! Nós sempre disponibilizamos aqui o calendário do ano atual e do próximo, então vou deixar o link para você acessar e salvar :)
Clique para acessar os Calendários Anuais de Lotação dos Parques
Espero que você consiga ir viajar em uma das melhores datas :)
Se você quiser mais detalhes, tem uma série de posts que fala de Orlando e dos parques em cada um dos meses do ano:
- Orlando em Janeiro
- Orlando em Fevereiro
- Orlando em Março
- Orlando em Abril
- Orlando em Maio
- Orlando em Junho
- Orlando em Julho
- Orlando em Agosto
- Orlando em Setembro
- Orlando em Outubro
- Orlando em Novembro
- Orlando em Dezembro
Bom, depois que você já descobriu as melhores opções de datas e entendeu um pouco da alta e baixa temporada em Orlando, com certeza já pré selecionou algumas datas viáveis…chegou a hora de pesquisar as passagens aéreas.
Pesquisa de Passagem Aérea para Orlando
Chegou a hora de pesquisar suas passagens, e não tem jeito, para conseguir o menor preço a gente tem que virar a(o) louca(o) das pesquisas. Com as datas que você pré selecionou para sua viagem comece a pesquisar nos mais variados sites, essa primeira pesquisa é para ter uma ideia de valores.
Cerca de 6 meses de antecência já é bom começar a pesquisar, mas assim que decidir as datas já fique de olho nos sites e pesquise todos os dias se quiser, crie alertas nos sites, para te enviarem e-mail assim que surgir alguma promoção. Só não compre muito antes, pois as promoções geralmente acontecem com menos de 6 meses de atencedência da data da viagem.
Tente buscar Orlando, mas também vale olhar Miami e Fort Lauderdale (cerca de 3horas e meia de carro) – se a diferença for grande vale dirigir até Orlando, pegar um ônibus ou até mesmo ficar um ou dois dias em Miami.
Alguns sites para pesquisa:
Os preços das passagens flutuam então, tudo vai de acordo com a demanda para as datas solicitadas – não precisa ter muita pressa para comprar, a não se que encontre uma promoção boa, óbvio.
Com mais de 6 meses de antecedência é difícil encontrar promoções arrasadoras. O próximo item na sua lista é a hospedagem! E volto a dizer que Orlando tem opções para todos os gostos e bolsos.
Como escolher minha hospedagem? Onde ficar em Orlando?
A primeira pergunta a se fazer é: vou viajar com quantas pessoas?
Se for mais de uma família considere alugar uma casa em Orlando (e nesse caso não tem como não alugr carro, então tenha isso em mente).
Neste post tem as informações que você precisa saber, até para decidir se alugar uma casa é para você/seu grupo. Se você decidiu que alugar uma casa não é para você, seja porque vai viajar em um grupo pequeno ou porque não deseja alugar um carro, vamos as demais opções:
A primeira coisa que eu sugiro fazer é entrar em um dos sites de pesquisa de hoteis (temos uma lista aqui) e pesquisar usando as datas da sua viagem. Fazendo isso você vai ter uma ideia dos valores mínimos e máximos para o período (e você vai ver que literalmente tem de tudo!).
Você já tem uma ideia de orçamento para hospedagem? Nessa caso fica mais fácil de reduzir as opções rsrsrs
A segunda coisa que eu recomendo ficar de olho na hora de escolher a hospedagem é a localização. Por exemplo, se você pretende alugar um carro, não faz tanta diferença mas se não pretende, vale olhar onde fica seu hotel direitinho no Google Maps.
Tem opções de alimentação que dê para ir andando? É muito londe das principais atrações? Outro item que sempre olho também: o quarto tem frigobar ou geladeira? tem microondas? Para mim esses são itens importantes, e para quem quer economizar em Orlando também.
Existem vários hotéis baratos com cozinha em Orlando que vale dar uma olhada. Fiz um post que mostra as regiões de Orlando, itens para prestar atenção antes de fechar seu hotel e como economizar mais de mil reais na sua hospedagem: o post é esse aqui Como conseguir o melhor preço de hospedagem – garantido!
Recomendo ler esse post, é um jeito garantido de você economizar na sua hospedagem não só para Orlando mas para qualquer lugar que você for viajar no futuro :)
Continua perdido com tantas opções de hotéis em Orlando?
Se você ainda não tem ideia de onde ficar, vamos com calma. Se você realmente quer economizar, vai precisar ficar em hotéis fora do complexo Disney, não tem jeito, eles são mais caros sim, e a diferença pode ser grande.
Temos dois posts que falamos sobre os htéis e resorts da Disney, se você ainda está na dúvida vale a leitura:
Hotéis dentro da propriedade Walt Disney World Resorts dentro da Disney: Vantagens e Desvantagens
Se depois de ler esses posts você acredita que o melhor para você é ficar dentro da Disney, ótimo! Volte nos sites de pesquisa de preços que falei antes e foque sua pesquisa nesses hotéis. Para quem pretende se hospedar fora da Disney, você tem opção desde os resorts até hotéis mais simples como os “inn”.
Os resorts são propriedade mais luxuosas digamos assim, com mais opções de lazer e suites de até três quartos com cozinha completa.
Se te inressou, leia sobre as opções de resorts em Orlando.
Já baixou nosso Guia Pré Viagem Grátis? Clique aqui
Ah sim, os resorts são maravilhosos mas o que eu quero é ECONOMIZAR na Disney
Então vamos lá: Uma hospedagem econômica em um hotel de rede com uma localização descente fica em torno de $ 40 dólares mais ou menos – como já falei, depende da época do ano, temporada, feriados, etc
Prefira hoteis de rede, sabe as redes famosas que tem hoteis espalhados pelo mundo tipo Days Inn, Holiday Inn, Quality Suites, e inúmeras outras. Ah você vai reparar que os hotéis mais econômicos tem esse “Inn” no nome (neste post comento de 3 hotéis baratinhos que já me hospedei)
Defina seu orçamento, região que mais te agradou conforme você foi lendo os posts que indiquei, se você pretende ou não alugar um carro. Com isso definido, já dá para filtrar bem suas opções.
Aí é só usar as dicas que dei nesse post para conseguir o melhor preço: Como conseguir o melhor preço de hospedagem – garantido! Você também pode preferir usar o Airbnb para cotar opções de casas ou então a opção de alugar um quarto apenas, que foi o que uma das leitoras do blog fez.
A Vivi alugou um quarto pelo Airbnb na casa de uma Brasileira :) Ótima opção para quem vai viajar sozinha(o)! (clique aqui para ler o post sobre Airbnb)
E o aluguel de carros em Orlando?
Eu sou do time que sempre aluga carros na Disney e eu já falei dos meus motivos algumas vezes aqui no blog. Tem uma série de posts sobre aluguel de carros em Orlando.
Se você chegou até aqui e já passou pelos passos anteriores, provavelmente percebeu que na hora de escolher a hospedagem você já precisa ter em mente se pretende alguar um carro ou não. Se você ainda está na dúvida leia as dicas que dei para você descobrir se compensa ou não alugar um carro em Orlando para o seu grupo.
Quais sites usar para alugar um carro em Orlando? Esses são alguns dos sites que eu geralmente uso para pesquisar o valor de um aluguel de carros na Disney:
Mais um item para os loucos da pesquisa incluirem na listinha: o aluguel do carro. O bom do aluguel de veículos é que você não precisa de muita antecedência para fechar, tipo passagens aéreas que você com certeza não vai deixar para última hora!
A dica mais importante aqui é: não deixe para alugar um carro chegando lá, SEMPRE feche antes da sua viagem (já falei sobre isso aqui também, os valores são bem mais altos e você corre o risco de ficar sem as opções mais econômicas de carro, fora as filas que poderá enfrentar). ps: se pretende alugar um carro, leia esta dica aqui (juro, vai valer a pena) :)
Chegou a hora de falar sobre os ingressos dos Parques de Orlando
O próximo item que você deve pensar são os ingressos dos parques, e para isso você já tem que ter definido os parques que pretende ir, como eu falei lá no começo deste post. Bom, existem inúmeros sites para venda de ingressos, tanto sites Americanos, como sites de agências de viagens nacionais e por aí vai.
Comprar os ingressos pela internet sempre sai mais barato que comprar na bilheteria do parque (nem que sejam, 5 ou 10 dólares a menos).
Já tem anos que uso o site Besf Of Orlando pois acho que tem promoções boas, mas você vai reparar que a diferença de valor nos revendedores oficiais é sempre pequena pois os preços são tabelados – como eu falei, a diferença acaba sendo de 5/10 dólares, ou alguma promoção específica tipo “pague 4 dias e leve 5 dias de parques da Disney”.
Para quem prefere comprar de sites Brasileiros e pagar em reais, indico o Hotel Urbano ou o Orlando Tickets Online que já usei também e sei que é de confiança e o atendimento é ótimo. Ah, e dá para pagar em até 10x no boleto ou cartão \o/
Se você é da turma que quer economizar a qualquer custo, tipo sangue nos zóio mesmo, você pode considerar assistir uma palestra dos hotéis tipo TimeShare em troca de descontros agressivos para os parques e algumas vezes ingressos grátis.
Eu já fui? Já, algumas vezes inclusive. Iria de novo? Com o valor atual do dólar? Sim hehehehe. Para saber mais leia este post.
Se você é uma das raras pessoas que tem um monte de pontos/milhas nos cartões de crédito para vencer, pode considerar trocar pontos por ingressos dos parques de Orlando .
Se você me perguntar, eu acho que vale mais a pena trocar os pontos por passagens ao invés de ingressos, mas pode ser que você não tenha conseguido o suficiente para sua família, ou até conseguiu para uma ou duas pessoas mas não quis ir em voos separados. Enfim, eu nunca utilizei essa opção mas é bom saber que é possível.
Espero que este post tenha dado uma clareada em como começar a planejar uma viagem para Disney. Eu vou parar de escrever senão este post vai ficar parecendo uma bíblia hahahaha se você ainda tem dúvidas, seixe seu comentário aqui e continue lendo os outros posts do blog.
Agora se você quer mais ajuda para planejar seu dia nos parques, temos o Manual de Como fazer uma Viagem Econômica para Orlando (e como eu economizo em média R$ 4.000 por viagem) – dá uma olhada e qualquer dúvida é só me mandar um e-mail ou deixar seu comentário aqui nesse post.
Ah, um último item que sempre me perguntam: os chips de internet! Para não entrar muito no assunto e deixar este post ainda mais longo, vou deixar aqui o link do post onde falo o que avaliar para saber se você precisa de um chip e também a tabela de comparação das empresas que já usei.
Deixe seu like, sua pergunta e seu comentário aqui embaixo tá?
Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma com este conteúdo <3
Permalink
Eu dirijo no Brasil, mas não tenho taaaanta experiência. Seria de boas pra dirigir em Orlando ou o trânsito é complicado? Consigo alugar um carro com câmbio manual lá?
Permalink
Oi Nathali
tudo bom?
É bem tranquilo dirigir em Orlando, muitas placas pela cidade toda, estradas e vagas super espaçosas até minha mãe, que odeia dirigir em SP gostou de dirigir lá.
Sobre câmbio manual, infelizmente não :(
Mas sabe o que vc faz? Vê se algum amigo ou parente seu tem carro automático para vc já ir se acostumando ou faz um test drive em um carro automático só para você sentir como é :)
abs
Permalink
Olá, tenho uma dúvida. Já baixei todos os guias e planilhas do blog. hahah
Achei muito útil. Mas como é a nossa primeira vez e falamos muito pouco em inglês você aconselharia a irmos por conta e sozinhos ou acha melhor irmos com um grupo tipo excursão?
Grata
Permalink
Oi Carla, tudo bem? Obrigada pela visita :)
Espero que os guias estejam te ajudando!
Acho super tranquilo ir sem falar Inglês bem, alias, acho que em Orlando o idioma que menos se escuta é o inglês hahahaha
O seu receio é para o dia a dia da viagem? Ou para imigração e afins?
Abs
Permalink
Bom dia, estamos nos organizando para ir entre janeiro e fevereiro, no começo era apenas 6 pessoas mas hj a familia toda esta querendo ir mais ou menos 15 pessoas, todos nunca foram aos EUA, quais as dicas que vc pode nos dar?
?
Permalink
Oi Nazi, obrigada pela visita!
Bom, as dicas para economizar não mudam tanto, com certeza você já leu vários posts aqui do blog.
No seu caso compensa alugar uma casa e provavelmente dois carros grandes tipo caravan.
Para as passagens vale entrar em contato direto com as cias aéreas para tentar um desconto para grupos grandes, às vezes ate agências de viagem conseguem esses descontos vale uma boa pesquisada pois às vezes as agências até conseguem algum benefício extra por estarem em um grupo grande.
abs
Permalink
Boa noite, pretendo ir com a minha família em maio /2019 seria um mês bom ?
Permalink
Oi Gabriel,
Maio costuma ser um mês de lotação moderada, geralmente melhor na primeira quinzena. Tem o calendário dia a dia detalhado no nosso guia.
Abs