Antes de mais nada vamos esclarecer o que é a temporada de chuvas e o que é a temporada de furacões e chuvas tropicais na Florida.
A temporada de chuvas em Orlando vai de Junho até Setembro, que é o Verão americano, com temperaturas altas e pancadas de chuva na parte da tarde.
Mas é certeza que vai chover todos os dias durante minha viagem para Disney neste período?
Depende. Se você for viajar para Orlando no auge do Verão, final de Junho até início de Agosto as chances de você enfrentar pancadas de chuva diárias é MUITO alta. Essa é o que chamamos de temporada de chuvas, são as famosas chuvas de verão, geralmente intensas porém rápidas.
Por isso eu já falei algumas vezes que, se você vai para Disney no verão Americano, olhe diariamente a previsão do tempo por hora (elas costumam ser bem precisas) planeje-se nos dias de parque. Faça as atrações abertas e montanhas-russas na parte da manhã e deixe as atrações cobertas para a hora da chuva ou programe-se para fazer uma refeição neste horário.
Se você estiver pensando em ir na montnha-russa com chuva mesmo ou então se perguntando se esses brinquedos não ficam mais vazios na chuva, sinto te informar mas eles fecham ao menor sinal de garoa. Eu lembro quando eu estava na fila da montanha-russa Manta, no Sea World, e a atração fechou do nada, vale dizer que não estava chovendo. Quando fui perguntar para o funcionário do parque ele me explicou que estava trovejando e chovendo em algum local próximo ao parque, então por segurança eles fecham a atração.
E quando é a temporada de Furacões em Orlando?
Já meados de Agosto até começo de Outubro é a temporada de “hurricanes”, ou temporada de furacões na Florida. Mas para ficar bem claro: esses são os meses em que geralmente acontecem os furacões? Sim. Eles acontecem todos os anos? Com certeza não.
As 5 coisas que você precisa saber sobre Furacões em Orlando
1. É raro, mas os parques podem fechar durante os “hurricanes”
O furacão Irma foi o primeiro em 12 anos a chegar em “terra firme” na Flórida, pois o furacão Matthew, no ano anterior, passou apenas de raspão na costa da Flórida. OO complexo Disney fechou somente 6 vezes em 46 anos devido a furacões, por isso eu digo, não deixe de viajar durante essa época por medo dos furacões, especialmente porque Orlando em Setembro é ótimo.
A preocupação maior da administração dos parques é a segurança dos visitantes e graças a Deus eles preferem pecar pelo excesso do que pela falta, então lembre-se que se um parque fechar durante sua visita, isso é para sua própria segurança.
2. Mesmo quando o parque fecha devido a um furacão, ainda tem pessoas lá dentro :P
Se os parques temáticos fecharem, a Disney não expulsará as pessoas do complexo Walt Disney World – óbvio. Você poderá (e deverá) permanecer lá até o furacão passar e milhares de funcionários da Disney permanecerão trabalhando, cuidando dos hotéis, parques e toda a propriedade. Os funcionários são instruídos a remover ou proteger qualquer coisa que possa explodir ou ser danificada pelos fortes ventos de um furacão. Não espere uma gama completa de serviços, claro, mas você não ficará sozinho abandonado em um resort.
3. Miami já é outra história
Um ponto que você deve considerar é se você pretende visitar Miami durante a temporada de furacões ou não. Como Miami fica na costa, as cidades no litoral são mais afetadas (obviamente) pelos furacões e tempestades tropicais – e quanto mais longe do oceano, menor o impacto.
Agora se você vai viajar somente para Orlando, não me preocuparia tanto com os “hurricanes” e eu não deixaria de viajar nessa época por esse único motivo. Inclusive estive Orlando em Setembro e não me arrependo nem um pouco; preços ótimos, parques vazios, tempo bom! Se eu peguei chuvas em Setembro? Peguei uns dois dias de chuvas no final da tarde (de 15 dias no total) que não atrapalharam em nada meus dias nos parques.
4. Você vai conseguir seu dinheiro de volta
Pelo menos na maioria das vezes…segundo o site oficial da Disney, esta é a política de furacões deles:
Se um alerta de furacão for emitido pelo Centro Nacional de Furacões da área de Orlando (ou do seu local de residência) até 7 dias da sua data de chegada agendada, você poderá ligar antecipadamente para reagendar ou cancelar seu pacote de hospedagem e ingressos (feitos diretamente com a Disney) sem a incidência de nenhuma taxa de cancelamento ou alteração cobrada pela Disney. Não podemos garantir a disponibilidade de acomodações semelhantes para as novas datas da viagem. Todos os valores pagos à Disney para quartos, ingressos para Parques Temáticos, planos de refeições e outros produtos e serviços da Disney serão aplicados em sua nova reserva.
Caso suas férias incluam produtos e serviços fornecidos por terceiros, como companhias aéreas, hotéis, agências de aluguel de carro ou empresas de seguro de viagem, você continuará responsável por qualquer pagamento não reembolsável, bem como pelas taxas de alterações ou cancelamento determinadas por esses fornecedores. A política não se aplica a certos eventos especiais ou experiências gastronômicas.
A política dos parques da Universal e Sea World Group é a mesma da Disney. Caso você tenha adquirido o pacote através de outros sites (Decolar, Booking, Submarino, qualquer agência de viagens), você vai precisar entrar em contato diretamente com o site/agência que você para ver qual é a política deles. Os ingressos sem uso também são reembolsados.
Se possível, faça seguros de viagem que cubram condições climáticas, assim se você tiver qualquer problema com seu voo ou hotel, o seguro vai cobrir o prejuízo (clique aqui para fazer uma cotação de seguros de viagem).
5. A Florida está acostumada a essas situações, mas…
Como comentei, a Disney vai designar membros para preparar o resort, manter os hóspedes informados e ajudar a voltar a operação normal assim que possível. Orlando, por não ser no litoral como comentamos, sofre pouquissimo impacto de furacões e tempestades na costa da Florida.
No site oficial da Universal tem a seguinte mensagem:
A cidade de Orlando está localizada a 40 milhas da costa do Atlântico, o que significa que é raro que nossa área seja severamente impactada por furacões. Na verdade, a localização da cidade de Orlando faz dela o principal destino para os moradores e visitantes do litoral que buscam abrigo em uma tempestade tropical que se aproxima. A comunidade de Orlando investe uma enorme quantidade de recursos no planejamento e preparação para a segurança dos hóspedes em caso de qualquer situação de emergência, incluindo furacões e tempestades tropicais.
Se você ainda está com receio e acha que previnir é sempre o melhor remédio (e não quer desisitir de viagem durante esse período rsrs), opte por ficar em hotéis ao invés de alugar casas em Orlando ou Airbnb. Os hotéis já estão preparados para lidar com essas situações, tem a equipe treinada, além de mantimentos, kit de primeiro socorros, geradores.