Como evitar as taxas de bagagens em voos domésticos?

Qualquer pessoa que já precisou fazer um vôo interno nos Estados Unidos se deparou com essa situação: a política de bagagens despachadas pelas cias aéreas americanas.

5 Dicas para evitar as taxas de bagagem em voos domésticos

Quase todas as companhias aéreas dos EUA cobram pelas bagagens despachadas em voos dentro do país. Os preços? Cerca de $ 25 dólares para a primeira mala e $ 35 para a segunda, e o pior é o limite de peso de 23 kg para cada unidade.

E como escapar desta armadilha?

É difícil mas dá para minimizar o prejuízo…
A cia aérea americana Jet Blue não cobra pela primeira mala despachada e a Southwest Airlines não cobra por 2 malas despachadas de até 22kg cada.
Se puder escolher, prefira uma dessas duas cias aéreas citadas, agora caso nao seja possível confira as dicas que preparamos:

1- Menos zigue-zague

Se você já sabe que vai visitar mais de uma cidade dos EUA procure comprar todos os trechos juntos e na mesma companhia aérea.

Se você pretende viajar para Orlando e Vegas, por exemplo, já compre o trecho BR – Orlando – Vegas – BR junto que você (provavelmente) não será cobrado de taxas no trecho interno e ainda “economiza” o trecho Vegas-Orlando, já que de Las Vegas você voltaria direto para o Brasil.

Tarifa Bagagem Despachada

2- Fidelidade a uma cia aérea

Se você é fiel a companhia aérea de sua preferência sorte a sua! Não é o meu caso, infelizmente, mas os benefícios da fidelidade compensam: além de salas VIP, embarque antecipado, 3a. bagagem despachada entre (muitos) outros, você pode ser isento dessas cobranças em voos domésticos.

Na American Airlines, por exemplo, os membros Elite Platinum e Gold não pagam nenhuma taxa para bagagens despachadas em voos dentro dos Estados Unidos, além de upgrade na tarifa e 3a. mala grátis em voos internacionais. As demais cias aéreas oferecem benefícios similares, portanto verifique se este é o seu caso – e, se for, comemore!

3- Milhagem

Para o restante de nós mortais, que não somos fiéis a nenhuma cia aérea, temos a opção é fazer o uso de milhas.

Por exemplo: você comprou seu trecho interno pela Delta e possui milhas no seu cartão Delta Skymiles.

Ótimo – verifique quantas milhas você precisa para fazer um upgrade para a classe executiva, que na maioria das cias aéreas fica livre do pagamento das taxas de bagagem.

4- Classe da Tarifa

Se você não é fiel a nada e não possui milhas nas principais cias aéreas ainda existe esperança!classe_tarifa_passagemaerea

Verifique qual é a classe da tarifa de sua passagem, que é composta de uma letra.

Algumas tarifas dão direto a despachar a bagagem sem precisar pagar as taxas.

Aconteceu comigo!

Ano passado fiz o trecho interno Miami – Vegas – Miami. Havia comprado o pacote de Miami via Compras Coletiva, ou seja, nada de comprar as passagens pela mesma cia fora que quando fechei o pacote ainda não pretendia esticar para Vegas.

Enfim, precisávamos do trecho interno e descobrimos que para as “tarifas cheias” (classe Y ou B da AA) a taxa de bagagem não era cobrada \o/

E, como sempre, não queria gastar muito dinheiro neste trecho interno então transferimos os pontos do cartão de crédito para o cartão AAdvantage da American Airlines. Assim que as milhas caíram no cartão fidelidade da cia aérea conseguimos emitir o trecho interno de milhas com a tarifa Y e pronto! Despachamos 2 malas sem pagar nadinha – ah importantíssimo ressaltar que o peso das malas tem que ser até 23 kg.

5- Self Storage

Essa é uma dica que eu ainda não testei, mas já considerei algumas vezes e pretende testar na próxima viagem!

Voltando um pouco a fita: O que é Self Storage?

SUUUUPER popular nos EUA, Self Storage ou “guarde você mesmo” em uma tradução literal, é um sistema nascido há mais de 50 anos que veio facilitar a atividade de guardar móveis, arquivos, mercadorias e quase tudo o que você imaginar. Você aluga um box (box=caixa) pelo tempo que quiser, guarda as suas coisas e tranca com o seu cadeado. Só você tem acesso a ele!

Já viram onde eu quero chegar, certo? Eu quase (quase mesmo) aluguei um box em Orlando – existem diveeeersas empresas espalhadas por lá e tinha uma bem pertinho do meu hotel. Ia fazer o trecho interno Orlando – NY – Orlando e não tinha o que fazer com as malas! Uma semana antes de embarcar descobri que uma amiga estaria em Orlando nesta época e ela guardou minhas malas nos 4 dias que fui para NY.

Normalmente o pagamento é feito por mês e os preços começam em $ 19,00/mês – super barato, certo? Com certeza compensa mais do que pagar as taxas das companhias aéreas.

Essa dica só é válida se você pode voltar ao local de embarque, como foi meu caso: fiquei 10 dias em Orlando, embarquei para NY por 4 dias e voltei para orlando para ficar mais 1 dia – nesse caso eu teria tempo e disponibilidade de resgatar as bagagens neste último dia em Orlando antes de voltar ao Brasil.

 

E qual sites devo usar para comprar minha passagem?

Se você está buscando passagens aéreas para voos dentro dos Estados Unidos para esticar a sua viagem, então o melhor lugar para cotar são os sites americanos ou os sites das próprias cias aéreas.

Alguns sites americanos para vocês buscar sua passagem aérea de vôos internos nos EUA:

– CheapAir.com

– BookIt.com

– BookingBuddy

Flightnetwork.com

 

Você tem alguma dica diferente? Deixe seu comentário :)

 

 

56 Comentários


  1. Olá!

    Ano que vem irei retornar a Orlando por 8 dias, pretendemos esticar a viagem e ficar alguns dias na California! Como eu posso realizar as compras dos voos internos? Eu consigo deixar as malas neste “5- Self Storage”? Porque voos domésticos com malas, eu sei que não valem a pena… O que você poderia me orientar a fazer?

    Obrigada!!!!!

    Responder

    1. Oie
      É só seguir as dicas desse post Nayara :)
      Algumas cias aéreas como a Southwest permitem despachar 2 bagagens sem custo, por exemplo.
      Você também pode fazer um voo de multiplos destinos, que muitas vezes compensa…vale a pesquisa!
      Sobre o self storage, sim dá para usar sim e tem muita gente em Orlando que faz esse serviço de guardar bagaem
      abs

      Responder

  2. Olá
    Já comprei ida e volta Gru – JFK (NYC). Porém pretendo fazer um voo doméstico: após passar metade da viagem em NY, ir a Vegas, no ultimo dia voltar de Vegas ao JFK para aí entao voltar ao Brasil. A princípio estava em duvida até se seria permitido fazer o voo doméstico, mas pelo.jeito sem problemas. Mas agora a duvida é se poderei ter problemas na imigração logo que chegar em NYC ao explicar que terei 2 destinos e depois voltarei ao Brasil via NYC? Outra dúvida é sobre o meu voo domestico NY-Vegas, já que nao tenho documento de identificação americano, se meu Passaporte brasileiro (com visto, claro) será suficiente para meu embarque..
    Obrigado!

    Responder

    1. Oi Ivan,
      Sem problema nenhum, já visitei vários destinos dentro dos EUA na mesma viagem, comprando voo interno separado, emitindo com milhas, efim, normal. Seu passaporte com o visto é suficiente.
      Na imagração eles vão te perguntar seu destino nos EUA, aí você fala os lugares que vai…teve vezes que eu nem falei todos os destinos (pq esqueci mesmo hahaha), a preocupação deles é mais em relação a sua data de volta para o Brasil, se tem o voo comprado e tudo mais, então você não terá problemas não ;)
      Abs

      Responder

  3. Oi Andréa! Bom dia! Vou fazer uma viagem pela Delta ou American Airlines GRU>>JFK>>MCO>>GRU (ficando um semana em NY e depois sigo para Orlando) Como vou comprar todos os trechos juntos gostaria de saber se vou ter direito a mala despachada no voo interno de NY para Orlando ou se irei pagar por mala despachada? Dei uma olhada no site deles, mas não fica muito claro. Agradeço se puder ajudar com essa dúvida :-)

    Responder

    1. Oi Denise, tudo bom?
      Até onde eu sei, sim o trecho JFK- MCO será considerado interno, então vale a política de bagagem dos voos dentro dos EUA da cia.
      Se fosse um stopover ou escala aí sim seria considerado trecho internacional, mas como você vai ficar uma semana em NY acredito que não – mas se quiser ter certeza mesmo liga para central de atendimento da cia aérea que você escolher (vai que né….)
      Abs

      Responder

  4. Bom dia, Andréa! Irei viajar em setembro de Orlando para Las Vegas com conexão em Los Angeles pela American Airlines, gostaria de saber se na conexão em LA, eu terei que passar novamente pela imigração e também se terei que pegar as malas para despachar, ou se elas iram direto para o destino final (Las Vegas), Qual seria o procedimento?, Não encontrei essa informação em lugar nenhum. Desde já agradeço se puder me ajudar.

    Responder

    1. Oi Douglas, tudo bom?
      Você não vai precisar passar pela imigração de novo, pois já passou pela imigração ao entrar no país. Sobre pegar a mala, você também não vai precisar pegar em LA (mas é sempre bom perguntar para a atendente na hora do check in para ter 100% de certeza). Espero ter ajudado.
      abs
      Andrea

      Responder

  5. Boa tarde, Andrea! Pretendo fazer uma viagem para Miami pela Delta, gostaria de saber se a política de bagagem é por trecho, já que o voo sai de SSA com conexão em RJ – Atlanta -MIA . Ou só irei pagar no total de U$ 60 pelas duas malas ? Obrigada

    Responder

    1. Oi Neura,
      Se a parada em Atlanta for apenas uma escala o que vale é a política de bagagem para viagem internacional, que hoje é de duas malas de 23 kg. Se não for escala, aí o trecho Atlanta – Miami é considerado trecho interno e terá cobrança.
      Abs

      Responder

  6. Olá novamente. tenho uma dúvida em relação a classe da passagem que comprei pela AA(trecho dome´stico, como havia dito no comentário anterior), vi que de acordo com a classe tarifária podemos não pagar as bagagens, só que no bilhete apenas diz classe econômica. Como faço pra saber qual a classe tarifária da passagem?

    Responder

    1. Oi Eduardo, se não consta na passagem, no site que você comprou ou acessando a reserva você teria que ligar para a cia áerea e eles vão poder te informar.
      Abs

      Responder

  7. Ótimo post! Parabéns!
    Vou de Vix para San Francisco (Copa) e vamos descer a costa de carro e ir até Las Vegas, de lá pegamos um voo para retornar para São Francisco (United) e de lá para o Brasil (copa)
    É minha primeira viagem internacional e não sabia dessas regras…
    Não tem outra solução, já que vou direto para o aeroporto e nem vou sair e no mesmo dia pego o voo de volta para o Brasil?
    Outra coisa, o valor da taxa é cumulativo? Por exemplo 2 malas vão sair a 35 dólares ou só segunda mala vai sair a 35 dólares e ainda vou ter que pagar o valor de 25 dólares da primeira?
    E como funciona o pagamento dessa taxa? Paga na hora do Check in no dia do embarque mesmo?

    Responder

    1. Oi Lidi,
      Obrigada pela visita!
      Não sei se entendi sua primeira pergunta em relação a quanto tempo você fica, você comentou que volta no mesmo dia…O seu problema é com o voo Vegas – San Fran, certo? Me explica melhor para eu poder ajudar tá :) Mas não acho que você tem muito como fugir, infelizmente.
      Sobre os valores, é por mala, então é 25 para a primeira e 35 para a segunda totalizando 60 doletas, ui!
      O pagamento varia de acordo com a cia aérea, mas sempre dá para fazer no check in, em alguns casos dá para fazer online e pagando antes tem até um descontinho (às vezes), vale ligar para United também – não adianta só ver no site, liga para eles e explica sua situação que muitas vezes eles mesmo conseguem te ajudar com alguma solução – se você conseguir um atendente bem humorado e prestativo ;)
      abs

      Responder

  8. Oii Andrea, td bem? obrigada pelas dicas!
    estou com duvida em relação a companhia Southwest.
    tem uma opção de passagem aérea que é a mais barata chamada Wanna Get Away. Sabe me dizer como funciona essa tarifa? o voo é garantido ou depende de lugar na aeronave? São liberadas duas malas de 22kg por passageiro? meu inglês é meia boca e fiquei em duvida na hora de comprar.
    Vou viajar em abril CAMPINAS – ORLANDO pela azul e lá dentro farei ORLANDO – LAS VEGAS – ORLANDO.

    Responder

    1. Oi Renata,
      Já viajei com eles e é bem tranquilo, o que acontece é que você não tem lugar marcado na aeronave, mas eles não vendem mais assentos do que podem acomodar, então não precisa se preocupar. Eles permitem 2 malas despachadas, o peso geralmente é de 20 a 22kg, vale confirmar no trecho que vai viajar.
      :)
      bjs

      Responder

  9. Olá,

    Sabe me dizer se, mesmo depois de eu comprar a passagem, eu posso comprar uma franquia de mala separada?

    Responder

    1. Oi Leandro,
      Você pode sim, geralmente no site da cia aérea você já consegue comprar a franquia de bagagem extra ou mesmo no momento do check in.
      Abs

      Responder

  10. Olá,Andrea. Existem vôos mais baratos para comprar inlocco,do que os que aparecem nos sites de busca do Brasil? Tipo, decolar,submarino,etc.
    Exemplo: To querendo ir de Miami para ny, é mais vantagem eu comprar pelos sites do Brasil, ou em Miami?
    Outra dúvida, depois de ler tuas dicas, fiz o AAadvantage, como eu transfiro as milhas para la? Sendo que comprei com cartão de crédito, Belem-Manaus(gol)-Manaus Miami(AA). Eu teria alguma vantagem a mais pelo fato de pegar o trecho Manaus-Mia pela AA? Ou apenas os pontos do cartao de credito?

    Agradeço desde já.
    Abraços.

    Responder

    1. Oi Eduardo,
      Para voos internos nos EUA eu geralmente uso sites internacionais, esses sites que você citou como exemplo não incluem todas as opções disponíveis lá fora.
      Se é mais barato inloco eu não consigo afimar com certeza, mas eu acho super arriscado, no voo que fiz de San Francisco para Veas, por exemplo, comprei com antecedência e dias antes ão tinha mais lugar – fui por uma cia aérea low cost americana.
      Se você diz transferir os pontos dos voos que você fizer pela cia aérea, basta inserir o seu AAdvantage na hora do checkin e você vai pontuar pelos trechos voados. Esses programas também tem cias aéreas parceiras, então é sempre bom ficar de olho e nunca deixar de pontuar um trecho voado rsrs
      Para conseguir pontos antes de viajar seria somente pelo cartão de crédito mesmo.
      Abs

      Responder

  11. Oi, Andrea!
    Vôo pela JetBlue eu posso levar a bagagem de mão e despachar uma mala sem custos? Se sim, quanto eu pago pela segunda mala despachada, $25 ou $35??
    Obrigada!

    Responder

    1. Oi Tinely
      O voo será interno, dentro dos EUA certo? Você paga pela primeira mala despachada $20 (online) ou $25 no aeroporto e $35 pela segunda. Caso a sua tarifa seja Blue Plus ou Blue Flex você tem mais benefícios (a primeira mala despachada é grátis, por exemplo). Mas lembrando que as malas devem pesar até 22kg.
      Abs

      Responder

  12. Oi, Andréa!
    Quero pegar um taxi do Aeroporto de Orlando até Gainesville na Flórida. Vc tem o endereço de algum site confiável que vc possa me indicar?
    Obrigada.
    Abraços!
    Magda.

    Responder

  13. Muito elucidativas as dicas. Esperamos que nos ajudem com o seguinte roteiro aero .Estamos voando AAA com milhas. Sairemos de Porto Alegre em 27 de fevereiro de 2017 p Orlando .la ficaremos ate dia 10 de Marco . Pretendemos ir a NY, Vegas ! California . Pretendemos voltar p Porto Alegre em 7 de April . Quais as companhias aereas mais em conta ? Aceitamos surgestoes de itinerarios . OBRIGADOOOOOOO

    Responder

    1. uau que viagem incrível! :)
      Você precisa cotar pois os valores variam muito de cia aérea para cia aérea e depende do trecho também, veja em sites americanos, se precisar de mais dica rme avise.
      abs

      Responder

  14. Olá. Posso despachar as malas por uma empresa de correios nos eua para outra agência. Ex. Estou em Miami e vou para los Angeles e depois para orlando. Antes de embarcar para Los Angeles, posso despachar a mala por um sistema de correios deles para Orlando e retirar na agência deles em Orlando?

    Responder

    1. Oi Luiz
      Sinceramente não faço ideia, você teria que dar uma pesquisada com Fedex, UPS, etc para ver as regras para esse tipo de envio. Como o valor seria bem alto, compensa mais despachar com as cias aereas mesmo, além de ser mais seguro e menos burocrático.
      Andrea

      Responder

  15. Boa noite.

    Estou adorando suas dicas !!!! Deixa eu te fazer uma perguntar, você sabe me informar se as passagens compradas direto no aeroporto são mais caras ? Estou indo de Orlando para New York e ainda não encontramos passagens com um preço bom e tem algumas pessoas que falam que compensa comprar direto no aeroporto com uma antecedência de uns 5 dias.

    Obrigada.

    Responder

    1. Oi Carine
      Obrigada pela visita!
      Olha, depende da disponibilidade do vôo, se é alta temporada dificilmente os preços serão bons….é um risco, você pode sim conseguir preços bons mas também pode não conseguir- que difícil né? Tenta se cadastrar nas cias aéreas americanas low cost, fique de olho nos sites Americanos de passagens para ver se consegue alguma coisa legal antes de viajar ;)
      abs

      Responder

  16. Oi boa noite!

    Vou para Orlando pela azul, ficarei 14 dias de férias e depois para San Diego pela AA fazer intercâmbio de dois meses, e, como vi relatos que não pode despachar, fiquei preocupada, pois vamos em família (três pessoas). Será que teremos problemas? Pode pagar as tarifas de bagagem com milhas?
    Agradeço antecipadamente,

    Responder

    1. Olá Vanilda
      Pelo que entendi seu voo para San Diego se caracteriza como um voo interno e você cai na regra de voos internos que é bem chatinha.
      Verifique a categoria da sua tarifa que pode te dar alguns benefícios extras, você não pode pagar as bagagens com milhas, mas pode usar milhas para um upgrade de classe e assim ter mais benefícios.
      boa sorte ;)
      abs

      Responder

  17. Comprei um bilhete completo e a mesmo tempo (SaoPaulo – Los Angeles – NYC – Sao Paulo). O vôo nos USA (LAX-NYC) é via JetBlue. Nesse caso, o vôo no USA tem a mesma franquia de bagagem que os trechos internacionais? Muito obrigado pelas dicas.

    Responder

    1. Oi Galileu,
      Nesse caso o trecho LA – NYC é considerado trecho interno e entra na franquia de bagagem doméstica, no caso da Jet Blue você tem direito a uma bagagem sem nenhum custo.
      Abs

      Responder

  18. Andrea, não consegui visualiar os preços para despachar bagagens na Delta. Saberia me informar se ainda custa $25 a primeira e $ 35 a segunda?
    Anne, tentei despachar uma bagagem na AA e não me deixaram, nem pagando. Talvez você tenha uma experiencia melhor.

    Responder

    1. Oi Viviane
      Na Delta ainda custa $ 25 a primeira e $ 35 a segunda mala despachada para voos internos.
      Na AA eu despachei 2 malas sem pagar nada pois a minha tarifa dava direito a isso ( o que salvou minha vida), já usei também a SouthWest que permite despachar 2 malas sem cobrar nada :)
      Abs

      Responder

  19. Oi Boa tarde.
    Eu vou viajar dia 25 de novembro vou para Las Vegas e depois vou para NY, ligue na AA e disse que no voo domestico só posso levar a mala de bordo e não tenho direito de embarcar nenhuma. tem alguma sugestão para me dar? Muito Obrigada, Carol

    Responder

    1. Olá Anne
      Normalmente, você pode despachar malas porem tem que pagar (de 25 a 50 dólares por mala despachada) e elas devem ter até 23kg ou então são mais uns dólares extras de taxas , não tem como fugir disso mesmo :(
      abs

      Responder

  20. Ola, há alguma restriçao quanto ao tamanho da bagagem? Minha mala é grande e estou preocupado com isso

    Responder

    1. Oi Alexandre
      Pela teoria tem uma restrição sim, e varia de acordo com a cia aérea – dá uma olhada no site da cia que você for utilizar que tem todas as informações. O que eu notei é que eles se preocupam mais com o peso do que com o tamanho da mala, a não ser que ultrapasse muuuito o permitido.
      Abs

      Responder

  21. Você comentou sobre o self-storage e seu “quase” aluguel de um box. Você pode nos dar o endereço do lugar onde você iria alugar? Grata

    Responder

    1. Olá Elizabeth,
      Pesquisei várias empresas, aliás, existem inúmeras em Orlando.
      Avalie o tipo de local, tamanho, forma de pagamento, tempo mínimo, localização, etc…Lembro que gostei bastante da Public Storage e da Vista Self Storage
      Abs

      Responder

  22. Oi, Andrea
    Você sabe se a pesquisa de passagens aéreas domésticas dentro dos USA retornam preços diferentes se a pesquisa for feita do Brasil ou USA?

    Responder

    1. Oi Priscila,
      O que faz diferença é que os sites brasileiros não mostram resultados de todas as cias aéreas americanas, então você não tem muitas opções de cias aéreas e acaba pagando mais caro.
      Por exemplo, a spirit que é uma das mais baratas nunca aparece nos sites brasileiros, fora a JetBlue, Southwest e muitas outras que oferecem tarifas menores.
      bjos

      Responder

    1. Olá Fabio
      Para voos dentro dos EUA o kg extra é absurdamente caro, compensa mais despachar uma outra mala.
      Uma coisa curiosa aconteceu comigo nesta ultima viagem: fiz o trecho internos orlando- vegas – orlando e na volta conversamos com a atendente do balcão explicando que iríamos para o Brasil com outra cia aérea, mas que nem iríamos sair do aeroporto para pegar o voo internacional e conseguimos embarcar no voo interno com mais de 23 kg.
      Não sei se foi sorte, mas apresentamos as passagens do voo do Brasil, que era pela TAM para o pessoal da United e fomos liberados.
      Então se for o seu caso vale tentar o xaveco rsrs
      Abs

      Responder

    1. Olá Paulo,
      O recomendado é chegar com cerca de 1:30 hr de antecedência – para adiantar faça o check in online no site da cia aérea.
      Abs

      Responder

  23. essas regras também valem para os voos de conexão que vem do brasil?

    Responder

    1. Olá Adriane
      Para vôos internacionais com escala, ou seja, que saem do Brasil, param em alguma cidade dos EUA e depois prosseguem para o destino final essas taxas NÃO se aplicam.
      Abs

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *